Planos de Celular: Os Preços Valem o Serviço?
Com o avanço da tecnologia surgiram diversas formas de se comunicar, principalmente através de aplicativos e redes sociais que têm dominado diversas esferas sociais e de trabalho. Com isso, muitas pessoas passaram a se perguntar se realmente os planos de celular e seus preços valem a pena o serviço.
A verdade é que a resposta para essa pergunta é muito variável, pois cada tipo de pacote tem seus benefícios e desvantagens em relação aos outros e, dependendo do seu perfil de consumo, pode valer muito a pena.
Mesmo que as pessoas não façam mais tanto uso de ligações por voz ou SMS de uma forma geral, a internet cada vez mais vem sendo usada em todos os aparelhos celulares, e isso é algo que está incluso em todos os planos de celular.
Mas, com o surgimento da pandemia de COVID-19 e o isolamento social, as pessoas passaram a ficar em casa a maior parte do tempo, fazendo uso então de suas internets banda larga residenciais, afetando assim o consumo de internet móvel.
Outro fato é que, cada vez mais, os estabelecimentos e até mesmo locais públicos estão instalando sistemas de internet Wi-Fi gratuitos para clientes e frequentadores. Os locais de trabalho são outros pontos que também oferecem acesso à internet.
Com tudo isso dito, parece que os planos de celular estão cada vez mais perdendo seu sentido de uso, uma vez que a internet Wi-Fi espalhada e os aplicativos estão correspondendo a necessidade da maioria das pessoas.
Mas ainda assim, é preciso analisar cada fator dos planos de celular em suas diferentes modalidades (pré-pago, pós-pago e controle), para que se entenda como eles podem encaixar em alguns perfis de consumo. Ainda mais no Brasil, onde os dispositivos celulares são os eletrônicos mais vendidos de todo o mercado e há uma grande variedade de consumidores.
Contrate seu plano de qualquer operadora pelo Melhores Ofertas
Para ajudar as pessoas que estão com dúvidas se os planos de celular valem a pena, o serviço devido ao preço e seu perfil de consumo, preparamos esse artigo com tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
Venha descobrir mais sobre esse assunto, fique por dentro de:
- Como saber se os planos de celular valem a pena para mim?;
- Qual tipo de plano de celular é o melhor para mim?;
- Mas afinal, os planos de celular valem o serviço?.
Como saber se os planos de celular valem a pena para mim?
Para que você entenda se algum pacote móvel vala o preço do serviço, é preciso entender como funcionam os planos e quais os benefícios e desvantagens dele em relação ao seu perfil de consumo.
Então, primeiramente, é necessário que você compreenda suas demandas em relação ao uso de serviços de telefonia móvel e também faça uma análise de quanto, como e onde você utiliza esses serviços com mais frequência.
Existem, basicamente, três tipos de consumidores dos mais diversos tipos de serviços, mas dentro do mercado de telecomunicações eles são:
- Consumidor básico: Utiliza poucas vezes o celular para fazer uso de serviços básicos como ligações, SMS, acessa poucas redes sociais e não precisa de recursos em outros locais além da região em que mora;
- Consumidor intermediário: Faz uso moderado dos serviços de telefonia móvel, realiza ligações com certa frequência, gosta de acessar às redes sociais algumas vezes ao dia e precisa de um plano com serviços variados mas não tão caros e com grandes pacotes de serviços;
- Consumidor avançado: Normalmente é uma pessoa que faz uso do celular na maior parte do dia, seja para trabalho, comunicação ou lazer. Faz grande uso de internet e ligações, trabalha com redes sociais ou faz uso constante delas, assiste conteúdos através da internet e precisa de pacotes de serviços maiores.
Ter noção sobre seu perfil de consumo é um passo importante para tomar a decisão correta em relação a escolha de um plano, e para saber se esse produto ainda vale a pena para você. Agora, é preciso analisar os serviços e pacotes de celular oferecidos pela operadora em suas diferentes modalidades para saber se ela se encaixa em seu perfil de consumo.
Qual tipo de plano de celular é o melhor para mim?

Vamos realizar agora uma explicação dos tipos de planos móveis que podem ser encontrados no mercado de telefonia móvel para saber se o preço que você irá pagar vale o serviço que é oferecido.
Planos pré-pagos
Os planos de celular pré-pagos costumam ser os mais baratos e flexíveis em todo o mercado, normalmente não têm prazo de fidelidade com a operadora, o que dá maior flexibilidade ao trocar de plano ou operadora.
Nessa modalidade, você pagará anteriormente pelos recursos que serão disponibilizados em seu celular e, normalmente, você pode escolher os valores e o prazo de validade deles, sendo diário, semanal, quinzenal ou mensal.
Nos sites e aplicativos das prestadoras você pode encontrar os valores disponibilizados para recarga, suas validades e os pacotes de SMS, minutos de ligação e dados de internet que serão liberados ao fazer a recarga.
Quando os serviços chegam em seu prazo de validade, mesmo que você não tenha utilizado todas as funcionalidades, é preciso fazer uma recarga para ter acesso a eles de novo. Apenas em algumas telecoms você encontra planos pré-pagos que oferecem acúmulo de serviços mesmo que você não utilize o total deles.
Essa modalidade de plano móvel é indicada para os perfis de consumo básico e até intermediário, uma vez que você pode escolher quando colocar a recarga e fazer uso dos serviços. Assim, se você estiver em um período que não precise tanto utilizar o celular, pode colocar valores menores ou até mesmo ficar um período sem fazer recarga.
Mas mesmo assim, você pode encontrar alternativas em aplicativos para utilizar o seu aparelho para se comunicar sem precisar fazer recargas constantes, como por exemplo, WhatsApp e redes sociais, não precisando dos pacotes de serviço.
Com isso, você precisaria fazer recarga algumas vezes para não perder a sua linha de celular, ou quando for fazer viagens ou se deslocar para fora de casa, precisando então de internet ou outro serviço que teria acesso apenas dentro de sua casa.
Planos pós-pagos
Os planos pós-pagos são bem diversos em todas as operadoras, então é preciso fazer uma análise de cada oferta e comparar quais funcionalidades mais se adequam às suas demandas de uso durante o dia a dia.
No geral, são opções com maiores pacotes de serviços de SMS, minutos de ligação e dados de internet, mas também com valores maiores que os planos pré-pagos e possuindo alguns outros benefícios como aplicativos para uso, assinatura de plataformas de vídeos e músicas, entre outros mais específicos.
Nessa modalidade de pacote, você paga mensalmente um valor fixo com data de vencimento sempre igual pelos serviços que você já utilizou no mês anterior. Esses serviços também não são acumulativos, com exceção de algumas poucas operadoras.
Por ser uma modalidade de plano de celular com valores um pouco maiores em relação ao pré-pago, é indicado para aquelas pessoas que fazem uso moderado ou intenso de dispositivos de telefonia, principalmente aquelas que fazem uso cotidiano.
Por isso, esses planos são favoráveis para os perfis de consumo intermediário e, principalmente, avançado, pois você tem a garantia de que todo mês terá pacotes de serviço necessários para desenvolver suas atividades do dia a dia que precisam do celular.
Nos planos pós-pagos, você pode adquirir franquias extras e pacotes adicionais sem pagar no momento por isso, mas é preciso ficar atento pois cobranças podem vir nas faturas futuras, por isso é sempre bom acompanhar o seu consumo através dos aplicativos disponibilizados pelas prestadoras.
Nesses casos, dificilmente você consegue substituir os recursos dos planos por aplicativos, principalmente nos casos de pessoas que ficam muito tempo fora de casa, mas sempre há a possibilidade de escolher alternativas mais baratas com pacotes de serviços menos robustos.
Outro fator que pode influenciar na decisão é a existência de um período de fidelidade que pode existir nos planos pós-pagos. A fidelidade pode atrapalhar, caso você queira trocar de plano ou de operadora, então é preciso ficar atento às condições de contrato de cada plano.
Planos controle
Os planos controle são considerados híbridos entre os planos pré-pagos e pós-pagos. Eles também funcionam através de mensalidades fixas, porém você paga pelos serviços que irá utilizar. Assim, caso seus pacotes de recursos terminem antes do prazo de validade, você precisa contratar franquias adicionais e pagar no momento da aquisição.
Normalmente os valores dos planos controle ficam entre os dos planos pós-pagos e pré-pagos, com pacotes de serviços bons e benefícios diversos, assim como nos planos pós-pagos.
Nessa modalidade também pode haver período de fidelização, mas não são todas as operadoras que exigem isso. Portanto, é importante ficar atento, pois os planos controle são cobrados pelos dias utilizados, então caso você queira encerrar o contrato, pagará o proporcional até a data de uso.
Esse tipo de plano é indicado para aquelas pessoas de perfil de consumo intermediário, pois os pacotes estão nesse meio termo entre as modalidades anteriormente citadas. Mas mesmo assim, alguns perfis de consumo básico e avançado podem se beneficiar dos planos controle pelos seus valores.
Contrate seu plano de qualquer operadora pelo Melhores Ofertas
Mas afinal, os planos de celular valem o serviço?
Com todas essas informações trazidas fica mais claro que a resposta é situacional, mas na maioria dos casos, ainda é necessário ter algum tipo de plano para manter sua linha ativa e poder usar aplicativos, fazer ligações e utilizar internet, principalmente fora de casa e do ambiente de trabalho.
No geral, os planos móveis valem o serviço oferecido, ainda mais com o aumento da concorrência e a melhoria das normas da Anatel, que vêm fazendo com que as operadoras ofereçam melhores serviços a preços melhores.
Não deixe de comparar os pacotes que se encaixem no seu perfil de consumo, faça uma análise também da sua situação financeira e, com um bom planejamento, você poderá fazer a decisão com melhor custo-benefício para você.
Contrate os planos de celular do Melhores Ofertas pelo telefone!

Minha maior habilidade é a escrita e tenho experiência em produções voltadas para a multimídia. Já fiz trabalhos, como jornal, ebook, revista e documentário.