Cadastre-se agora e não perca nenhuma oferta

Cadastre-se agora

Como saber se a velocidade da minha internet está normal? Entenda!

Já que passamos boa parte do nosso tempo na internet, estudando, lendo, jogando, baixando arquivos e enviando, é fundamental ter um internet rápida hoje em dia. 

Algumas empresas atualmente já exigem uma determinada velocidade e constância para poder trabalhar de forma adequada para eles. 

Felizmente, já existem sites que fazem exatamente isso para você – testam a velocidade da internet e dos seus downloads e uploads de forma rápida, eficiente e prática.

Acompanhe esse post até o final que vamos te ensinar o passo a passo de como fazer isso. 

Vamos lá? 

Para facilitar a sua leitura, o artigo foi dividido da seguinte forma: 

O que significa a velocidade da internet ?

Você sabe o que é velocidade de internet?

A velocidade da internet é medida pela quantidade de dados que são enviados e recebidos em um certo período de tempo.

Normalmente, quando usamos uma conexão com fio, podemos ter uma velocidade de banda melhor. Mesmo usando uma (ADSL), que é uma conexão telefônica.

E caso você ainda não conheça, a sigla ADSL significa Assymetrical Digital Subscriber Line. 

Basicamente, é uma linha digital assimétrica para assinantes e teve seu surgimento em 1989.

Essa era na época uma opção para tentar ajudar na conexão de internet, usando a linha telefônica para poder transmitir os dados em  alta velocidade.

Outro detalhe importante é que antes a conexão de internet era discada, que também era uma ligação dial up que conseguia comportar apenas 56 Kbps – kilobites por segundo – e ainda por cima deixava a linha ocupada.

Hoje em dia nem é possível imaginar como era demorado e difícil efetuar download e usar alguns sites mais carregados da internet.

Até porque temos a banda larga, que ultrapassa facilmente a internet discada e tem uma qualidade muito superior.

A largura da banda a que nos referimos é medida em bits (bps) por segundo , quando temos uma “conexão de 10 megas”, significa que temos uma conexão de 10 Mbps (10 megabits por segundo).

Isso significa que você tem 10 milhões de bits por segundo, esse número é que nos permite acessar a internet e ver um filme, jogar, acessar qualquer página da internet.

Mbps seria a nomenclatura para megabits por segundo, que é a forma como é medida a velocidade da internet.

Sendo também as informações recebidas da internet e enviadas para a mesma pelo seu computador.

Bom, agora que você conseguiu entender os principais conceitos utilizados na internet, o que acha de aprender como descobrir a velocidade da sua internet? 

Conheça agora: 

Como descobrir a velocidade da internet

Como falamos no início do artigo, hoje em dia temos ferramentas que nos permitem consultar a velocidade atual da nossa internet.

Algumas opções muito utilizadas atualmente são respectivamente o site SpeedTest.net e o site fast.com que testam a velocidade da internet, do download e upload. 

Ao acessá-los basta clicar no BEGIN TEST e aguardar enquanto o site efetua a verificação da sua velocidade atual.

Basicamente, é como se fosse um velocímetro que irá verificar a velocidade, após localizar o IP (Internet Protocol) do seu computador e sua localização.

O IP é uma numeração única de cada computador e serve para identificar o seu computador em uma rede que ele esteja logado ou que se logue.

Desta forma, assim que se obtém essas informações o site consegue simular a velocidade que está chegando para o seu computador por segundo.

Primeiramente, será medido o tempo de resposta da latência e ping, que serve para testar a conectividade dos equipamentos logados em uma determinada rede, usando para isso o protocolo ICMP.

O ping é a sigla para “Packet Internet Network Grouper”, que tem o significado “ Agrupador de Pacotes da Internet”.

Estando disponível em praticamente todos os sistemas operacionais, o que ele faz é enviar dados e aguardar a resposta.

Basicamente ele vai enviar pacotes de dados para um destino e verificar o tempo desta resposta.

Quando o equipamento de destino estiver operando ele irá enviar uma resposta para o computador que enviou o ping.

Desta forma, conseguimos saber qual o tempo de resposta para precisar a velocidade.

Neste envio do ping temos alguns aspectos como o tamanho do pacote usado, a latência, tempo de vida e claro o nome do equipamento, também teremos o número da sequência do pacote ICMP.

.

O ICMP nada mais é do que um protocolo de mensagens de controle de internet, ele permite verificar as informações importantes e erros das máquinas que estão conectadas.

Assim sendo, esses dados retornam na tela do seu computador em milissegundos.

Ou seja, quanto menor for o número registrado no ping, mais rápida é a conexão testada. Isso garante que a velocidade em que as informações chegam até seu computador para serem acessadas.

Vale lembrar que o ping não é constante mas sim tem variações o que faz que a velocidade da internet mude de um dia para outro, há vários motivos que alteram a velocidade do ping.

Então, caso seja necessário efetue o teste de velocidade sempre que tiver dúvidas em relação ao tempo de resposta dos sites que normalmente você usa.

Velocidade de download 

Como dito anteriormente, os sites medem além da velocidade da internet a velocidade do download.

Basicamente, um download é baixar ou transferir arquivos de um servidor, muito comum hoje em dia para armazenar informações no computador em vez de acessar a internet por eles todas as vezes que quiser ter acesso a eles novamente.

Esses arquivos podem ser programas, textos, vídeos, imagens. Qualquer informação disponível na internet de forma paga ou gratuita para baixar.

A sua velocidade é calculada por megabits de dados por segundos, ou seja, quanto tempo será necessário para um arquivo da internet, seja ele imagens ou pdf ser salvo no seu computador.

Velocidade do upload

E por último, mais não menos importante temos o upload que também é testado, para verificar a velocidade das informações que enviamos para os servidores.

Ao efetuar o teste de velocidade descobrimos que o upload é um pouco mais lento que o download.

Sabemos que o download serve para baixar as informações do servidor enquanto o upload  as envia.

Isso ocorre porque a maioria das ações que fazemos na internet envolve download, então o upload geralmente é 10% mais lento.

Levando em consideração que não enviamos informações para os servidos com a mesma frequência que as baixamos, essa velocidade menor não influencia muito na funcionalidade das nossas ações na internet.

Alguns sites tem a opção bem práticas para efetuar esses testes, e são bem precisos ajudando muito quem tem dúvidas sobre o valor da  internet que está sendo fornecida para a sua residência.

Mas como sabemos há oscilação da velocidade, então o teste informa quanto está a velocidade naquele momento do teste e não uma constante sobre o fornecimento diário ou mensal do seu plano de internet. 

Efetuar o teste com frequência faz com que você obtenha uma média da velocidade que está sendo fornecida e possa questionar ao fornecedor se houver alguma irregularidade.

Conclusão

Agora ficou fácil verificar a velocidade da sua internet

E aí? O que achou do artigo? Gostou das dicas e informações? 

Como foi possível perceber durante a leitura do artigo, verificar a velocidade da sua internet é bem mais fácil do que parece e você consegue simular em vários sites de forma bem prática.

E para te ajudar, no artigo de hoje mostramos as principais dicas de como fazer o teste de velocidade e entender como funciona o teste e suas variações.

Aproveite as dicas para saber como testar a velocidade da internet, dos download e upload, através de sites que fazem essa análise gratuita da velocidade.

Se você gostou do nosso conteúdo, então continue acompanhando o nosso Blog. 

Publicamos diversos conteúdos sobre o assunto diariamente, pois você merece estar sempre bem informado sobre o assunto.

Aproveite, curta e compartilhe a sua opinião conosco! 

Até a próxima! 

Fique por dentro

Receba as Melhores Ofertas no seu e-mail.

icone newsletter
Felipe
Publicado por Felipe em: 08 abr 2021
Com formação estendida, sou graduado em Comunicação Social pela Universidade Anhembi Morumbi (SP). Trabalho no Melhores Ofertas como Analista de SEO, conteúdo e tendências.

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Politica de privacidade e Termos de Uso e, ao continuar navegando você concorda com estas condições.