Qual é o melhor tipo de Internet?
Certamente a internet hoje nos deu uma liberdade e facilidade muito grande em relação aos serviços antigos. Desde pedir um almoço e assistir um filme até jogar um jogo super moderno.
Porém, muitos não se dão conta que existem tipos e tipos de internet, e que cada um pode ser específico para o uso que você quer desse serviço.
Como escolher o tipo correto de plano de internet pra você? A resposta dessa pergunta é: depende de suas necessidades. Você deve ver para quê quer esse serviço, seja na sua casa, no seu trabalho, no seu celular, enfim. Se você precisar jogar ou fazer downloads de arquivos pesados (ou seja, algo que demanda alta velocidade e transmissão de dados), o ideal é conseguir um plano que tenha cobertura 3G ou 4G.
Portanto, a melhor internet vai ser justamente a que vai suprir tudo aquilo que você deseja e precisa. Só que quanto mais recursos, melhor de todo jeito. Tendo condições e disponibilidade na sua região, o mais recomendado é o mais recente avanço tecnológico nessa área.
A seguir, vamos mostrar quais as características dos tipos disponíveis de internet.
Contrate seu plano de qualquer operadora pelo Melhores Ofertas
Dial modem: onde tudo começou
Dependendo da sua idade, você talvez se lembre da expressão “internet discada”, não é mesmo? Pois bem, o termo técnico é dial modem, e esse foi um dos tipos de internet que iniciou a evolução para a criação de redes em nosso país.
Mesmo sendo antiquada e ultrapassada de um modo geral, esse tipo de internet ainda é usada hoje em dia para algumas poucas ações. Só que na época em que foi lançada, mesmo sendo um marco, possuía muitas limitações, especialmente, de velocidade (chegava, no máximo, a 56,6 kbps).
Fora que esse serviço emitia um barulho chato e estranho vindo da máquina, a partir do momento em que a conexão começava, além (acredite se quiser) da conexão cair sempre que alguém tirava o telefone do gancho.
Esse problema acontecia porque se tratava de uma internet feita através de linhas telefônicas. Isso implicava que o computador precisava ficar perto da tomada ou ao alcance do fio. Isso, sem dúvida, limitava bastante a distância entre um e outro.

xDSL: Uma internet mais veloz
Com o passar do tempo, a internet discada foi substituída pelo xDSL, que é a sigla para Digital Subscriber Line ou linha de assinante digital. Tal conexão permitiu que os usuários passassem a ter uma conexão bem mais rápida do que antes, além de poderem falar ao telefone sem o perigo da conexão cair.
Mesmo que esse tipo de internet usasse linhas telefônicas para funcionar, ele era conectado a um modem específico, o que acabava com a necessidade de se fazer ligações para a operadora. Em suma, bastava o pagamento de uma assinatura para que a empresa em questão liberasse o sinal de conexão.
Internet a Cabo: a famosa Banda Larga
Na continuidade da evolução da internet, muitas empresas do setor se aproveitaram da tecnologia disponível das TVs a cabo para implantar internet através desse recurso. E deu certo. Dessa forma, a linha telefônica passou a ser dispensada do processo, o que dava mais liberdade para o usuário trabalhar.
Automaticamente, a velocidade da conexão passou a ser bem maior, o que fez melhorar também o acesso. Outra coisa que facilitou também foi criação de redes de computador, o que permitiu uma conexão múltipla em diversas máquinas diferentes.
Até hoje essa conexão é usada, mas o grande problema dela é que ela necessita de um modem especial para receber o sinal. Fora isso, a conexão não é extremamente rápida, mas, ao menos, é eficaz e atende às necessidades mais básicas.
Wi-Fi: popularizando ainda mais a internet
Com o surgimento do Wi-Fi, a chamada internet de banda larga foi pra outro nível, especialmente por causa do uso de um roteador especial em sua utilização. Mesmo sendo considerada uma rede (já que a conexão é feita através de fios), foi um avanço e tanto no uso da web, possibilitando o acesso até em lugares ao ar livre.
O processo é feito da seguinte maneira: o sinal é enviado por meio de uma frequência (que pode chegar até 54 Mbps) em um raio de alguns metros. Pela sua popularidade, o Wi-Fi não se restringiu apenas aos computadores, sendo adaptado também aos aparelhos celulares.
Via Fibra Óptica: informações em alta velocidade
Como o próprio nome já indica, esse tipo de internet é feito através de cabos, e estes processam informações na velocidade da luz. Isso é possível porque essa tecnologia converte energia luminosa em energia elétrica, ou mesmo sonora. Assim os sistemas de transmissão acabam sendo maiores (com uma banda de largura maior também).
Esse modelo de cabo, inclusive, vem substituindo os de cobre, que acabam potência na transmissão à medida que a distância é maior. Ao passo que usar fibra óptica garante uma velocidade de transmissão de internet bem alta.
Contrate seu plano de qualquer operadora pelo Melhores Ofertas

Internet 1G, 2G, 3G, 4G e 5G: Constante evolução
Na chamada internet 1G, o sinal é transmitido através de antenas, tendo tanto voz, quanto dados em sua composição, fazendo com que se fale com qualquer pessoa do mundo, enquanto se acessa a web. Uma das maiores vantagens desse sistema é a sua dispensa de canos, fios e até mesmo de modem. Surgida nos anos 80, considerada a primeira geração móvel, e por isso tem o nome de 1G.
Anos depois (na década de 90), surgiria a geração 2G, com as operadoras implantando as tecnologias GSM e CDMA. Foi na época dessa tecnologia que houve a transição do analógico para o digital, além de ter sido possível enviar e receber os famosos SMS’s.
Logo após houve uma revolução com a internet do tipo 3G, que aprimorou a transmissão de dados e voz, com maiores velocidades de conexão. Hoje em dia, pode ser contratada pelas principais operadoras do país, mas, a depender da região, a qualidade do sinal pode não ser muito boa.
A quarta geração de internet (4G) vem mostrando uma evolução ainda maior no que se refere à velocidade, porém, nem todas as localidades no Brasil pegam esse sinal (ou, pelo menos, pegam de maneira satisfatória). E, está vindo aí a geração 5G, que deve se amplamente difundida ano que vem.
Agora que você já entendeu melhor como funcionam as redes de internet, que tal contratar? No site do Melhores Ofertas você encontra os melhores preços e planos de internet das operadoras parceiras. Não perca a chance.

Trabalho como freelancer dando aulas de inglês para crianças e adultos e atuo como produtora de conteúdo para a ONG Aconchego das Patas, localizada em Campinas.