Cadastre-se agora e não perca nenhuma oferta

Cadastre-se agora

De Olho Nas Operadoras de Telecom! Ed. 31/12 – Retrospectiva 2020

Veja o que de mais relevante aconteceu no mundo das operadoras de telecom em 2020. Notícias das operadoras, mudanças de regulamentação, licitações, novos produtos, fusões e aquisições, ampliação de cobertura e muito mais!

A última edição de 2020 do “De Olhos Nas Operadoras de Telecom!” traz para você um balanço das principais notícias do ano e dos destaques mais relevantes que impulsionaram o ano das empresas de telecomunicações. 

Retrospectiva de 2020 – Operadoras de Telecom:

As principais operadoras de telecom do Brasil se unem em ação inédita

Fique em Casa - Vivo Oi TIM e Claro
Fique em Casa – Uma ação de Vivo, Oi, TIM e Claro

Para tentar minimizar os efeitos catastróficos da pandemia no Brasil, as principais operadoras de telecomunicações do país, Vivo, TIM, Oi e Claro se uniram em uma parceria inédita. A ação visava bônus de internet, canais de TV por assinatura liberados e tolerância para clientes inadimplentes.

A união foi um dos maiores destaques do ano, e serviu de exemplo para outras empresas que obtêm concorrentes diretos, como as operadoras, para dar artifícios e recursos aos consumidores em um momento tão delicado da economia e saúde brasileira. 

Em 2020 5G no Brasil se tornou disputa política de interesse econômicos 

Celular 5G
China e EUA travam disputa pelo 5G no Brasil

O 5G no Brasil está longe de se tornar uma tecnologia disponível para todos os clientes, a ferramenta atravessa uma “novela” em terras brasileiras, digna de um roteiros global. 

Os Estados Unidos e a China disputam o território braisleiro, e buscam apoio do governo federal para trazer o 5G para cá. Por sua vez, o Presidente Jair Bolsonaro estreitou relações com representantes do país americano, no qual foi assinado um acordo de investimento tecnológico no nosso país. 

Já a China, uma das maiores nações parceiras do Brasil, corre por fora e vê os Estados Unidos a dois passos de minar os seus interesses aqui no país, e concretizar as instalações de tecnologias compatíveis com o 5G.

2020 foi o ano das plataformas de streaming no Brasil

Netflix
Netflix permanece no topo entre as plataformas mais assistidas de 2020

Em meio ao isolamento social que ainda estamos vivendo por conta da covid-19, os brasileiros se viram refém do sofá, TV, celular e computador. Os aparelhos tecnológicos foram os principais parceiros para o entretenimento em um momento bastante delicado. 

As plataformas de streaming lideraram os acessos dos clientes pelos dispositivos móveis, Netflix, Amazon Prime Video, Globoplay e Disney Plus se consolidaram como as principais empresas do ramo que ocupam grande fatia do mercado nacional.

Vale ainda ressaltar que a TV aberta ainda é líder de audiência, e que as lives, vídeos e músicas também obtiveram um número expressivo de acessos. 

Provedores regionais de internet obtiveram mais adeptos neste ano

cabo de internet
Provedores regionais já incomodam grandes empresas de internet

As empresas de telecomunicações regionais que distribuem internet fixa por meio da fibra óptica obtiveram um número maior de clientes em 2020.

Segundo uma pesquisa levantada pela Abrint, a partir dos dados disponibilizados pela Anatel, o número de pequenas operadoras regionais que disponibilizam serviço de internet fixa banda larga com alta velocidade cresceu em 144% (3,5 milhões de novos acessos).

Entre e março e setembro deste ano, o aumento do acesso à internet em velocidades superiores a 34 Mbps subiu cerca de 20%. Esse crescimento se dá em 47% dos pequenos provedores, contra 18% das grandes operadoras. 

A Nokia é mentora de estudos do 6G na União Europeia

nokia
Nokia irá liderar estudo do 6G na União Europeia

O Brasil ainda não obtém uma tecnologia 100% pura do 5G, o que há por aqui é uma ferramenta chamada 5G DSS disponibilizada pela Claro e TIM. 

Se em nosso país o 5G está longe de ser uma realidade para todo o território nacional, na União Europeia a empresa Nokia lidera um estudo voltado para o 6G. Segundo o site da iniciativa, as empresas Ericsson, Telecom Italia, Telefónica, Intel, Siemens, Orange e Atos vão colaborar com as pesquisas.

Oi Móvel é vendida para Consórcio formado pela Claro, Vivo e TIM

Oi
Oi – Chip

A Oi atravessa uma das suas piores fases em 2020, a operadora está em recuperação judicial desde 2016, e desde 2019 está vendendo suas tecnologias, produtos e serviços.

Neste ano foi a vez da venda da Oi Móvel, responsável por gerir e atender milhões de clientes de telefonia celular por todo o país, entre Controle, Pós-pago e Pré-pago. Um Consórcio formado pela TIM, Claro e Vivo foram os compradores e arrebataram a telecom pelo valor de R$16,5 bilhões, ainda é necessário a aprovação pela Anatel.

Com a venda, a telecom Oi Móvel será distribuída da seguinte maneira:

  • TIM ficará com 14,5 milhões de contas correspondendo a 40% do total; 
  • Vivo ficará com 10,5 milhões, 28% do total; 
  • Claro ficará com 11,5 milhões de contas, 32% do total.

Quer saber mais sobre as Operadoras de Telecom?

Inscreva-se abaixo e receba nosso resumo semanal, além de outras informações sobre o mundo das operadoras, como reviews, novidades, análises e muito mais!

Contrate seu plano de qualquer operadora pelo Melhores Ofertas

Fique por dentro

Receba as Melhores Ofertas no seu e-mail.

icone newsletter
Flavio
Publicado por Flavio em: 02 ago 2021
Sou formado em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu e estudante de Marketing pela mesma Instituição. Co-escrevi o livro “Novas Vozes do Jornalismo”. Trabalho como Estagiário de Redação no Melhores Ofertas.

Minha maior habilidade é a escrita e tenho experiência em produções voltadas para a multimídia. Já fiz trabalhos, como jornal, ebook, revista e documentário.

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Politica de privacidade e Termos de Uso e, ao continuar navegando você concorda com estas condições.