De olho nas Operadoras de Telecom! Edição 09/Outubro
Confira a seguir as principais notícias das operadoras de telecom dessa semana, e não deixe de compartilhar nas suas redes sociais!
Além de te manter informado sobre as principais notícias do setor, o Melhores Ofertas se preocupa em oferecer sempre os melhores planos de celular, TV por assinatura, internet e combos com o preço que você procura! Não deixe de conferir aqui.
Resumo da semana das Telecoms:
- Claro incorpora a Nextel, que passa a se chamar Claro nxt;
- Grupo Globo segue na integração de seus canais com a mudança do nome +Globosat para MAIS na Tela;
- Claro lança promoção para distribuir prêmios com foco no desenvolvimento de novos influencers;
- Regulamentação da Anatel que permite exploração de satélites nacionais e internacionais ainda deve passar por consultas públicas e de áreas técnicas;
- Usuários poderão trocar visualização de informações em banners da TIM por bônus de recarga;
- Sem mais detalhes, a TIM informou que a chegada do 5G na operadora vai demorar mais um pouco;
- Com operadoras já oferecendo prévia da tecnologia 5G, Anatel prevê que capitais brasileiras possam desfrutar do serviço em 2021;
- Focando nos clientes pré-pago, a TIM está investindo em um sistema digital de pagamentos, que deve ganhar força com a chegada do PIX.
Nextel agora é Claro nxt

Em meados de 2019, a América Móvil, responsável pelo grupo de empresas da Claro, comprou a antiga operadora Nextel. A compra foi feita por mais de R$3 bilhões, e visa incorporar mais serviços dentro do catálogo da operadora, além de uma maior rede de cobertura.
O anúncio do novo nome foi feito no segundo semestre de 2020, mas só agora a campanha começa a ganhar força, ressaltando a os benefícios que os consumidores tendem a receber com a junção. Entre eles, maior cobertura de 4.5G, o que pode ajudar na chegada da tecnologia 5G nos próximos meses.
Globosat faz mudanças na identidade

Lançado em 2007, o canal Globosat surgiu como um gostinho do que seria a tecnologia Full HD no Brasil. De lá para cá, o canal evoluiu oferecendo conteúdos exclusivos para os assinantes, tanto na TV como na internet.
Recentemente o Grupo Globo vem fazendo alterações importantes nas suas marcas, reforçando a presença digital e permitindo que os usuários possam acessar seus conteúdos favoritos de qualquer lugar.
O +Globosat, que oferecia conteúdos documentais através das operadoras de TV por assinatura, além dos canais pagos da Globo, agora passa a se chamar Mais na Tela. Para acessar as novelas, filmes, séries, shows, desenhos e muito mais, basta usar o mesmo login e senha de antes.
Claro lança sorteio em parceria com Ronaldo de Azevedo
Incentivando a produção de conteúdo de entretenimento para a internet, a Claro lançou uma campanha que irá distribuir diversos prêmios, além de um encontro com o youtuber Ronaldo de Azevedo, do canal Gato Galactico.
Para participar, basta contratar um dos produtos participantes durante todo o mês de outubro, incluindo:
- Claro Flex
- Prezão Mensal
- Claro pós
- Banda larga
- Claro TV e upgrade do seu plano atual.
Os ganhadores receberão um kit para vídeo, com tripé, iluminação e adaptadores, além de um Galaxy S20 Ultra. O cadastro pode ser feito pelo site Meu Filho Influencer, e quanto mais produtos contratados, mais chances os candidatos têm de ganhar.
Anatel adia regulamento geral de satélites para 2021
Conhecida como política das Open Skies, a regulamentação da Anatel que prevê simplificar os procedimentos e reduzir custos na exploração de satélites, nacionais e internacionais, deve ficar pronta entre o fim de 2021 e metade de 2022.
A declaração foi feita durante o Congresso Latinoamericano de Satélites 2020, por Moisés Moreira, membro conselheiro da Anatel. O regulamento visa agrupar diversas medidas que já estavam em discussão, direcionando questões mais operacionais para as equipes técnicas, e as decisões que afetam o setor em si para o grupo de gestão.
Um dos principais motivos pelos quais a regulamentação é necessária, diz respeito ao futuro das conexões oferecidas pelas operadoras já existentes, e um mercado ainda em potencial: a internet global. Um dos exemplos é a rede de satélites Starlink, promovida pela empresa californiana SpaceX, do excêntrico empresário Elon Musk.
TIM oferece possibilidade de acumular benefícios em programa de pontos e bônus
O app TIM + Vantagens já é conhecido pelos usuários da operadora, que podem, entre outros serviços, realizar recargas, participar de clubes de descontos em lojas, restaurantes e outros locais de compra, além de acumularem pontos por jogos e concorrerem a prêmios.
Pensando na necessidade de oferecer informações relevantes e com credibilidade, a operadora criou um novo feature de conteúdo dentro do aplicativo, onde os clientes recebem informações e passam a ganhar com isso.
A função toda gira em torno de um banner, que é instalado dentro do próprio app após a autorização do usuário. Considerando a necessidade de cada usuário, a TIM faz então o envio de informações, que ao serem clicadas, geram acúmulo de pontos e outros benefícios para os clientes.
Um dos benefícios é acumular pontos de recarga, que podem chegar a valer até R$10 no período de 30 dias. Quer saber mais sobre as vantagens dos planos pré-pago da TIM? Clique aqui e confira qual deles é a melhor opção para você!
TIM adia lançamento do 5G no Brasil
De olho na tecnologia 5G desde 2019, a TIM pretende abraçar um nicho de mercado diferente do que as concorrentes Vivo e Claro já fazem atualmente.
Previamente anunciada para setembro, a chegada da tecnologia dentro dos serviços de telefonia móvel da operadora foi adiada para outubro, porém ainda sem data definida. Ao que tudo indica, enquanto as demais operadoras oferecem 5G dentro dos planos de celular, a TIM quer trabalhar com banda larga móvel.
As cidades onde o serviço deve chegar primeiro também estão em outro foco: estão nos estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Um dos benefícios
esperados é que os clientes possam comprar o dispositivo em uma loja ou pelo site, e fazer a instalação sem a necessidade de um técnico.
5G pode ser realidade nas capitais ainda em 2021
Um dos grandes desafios para a implementação do 5G no Brasil diz respeito à estrutura de banda para suportar a conexão em toda a sua capacidade. De acordo com a Anatel, a frequência de 3.5 GHz não é um impedimento, já que nas grandes capitais ela já está presente.
Entre as discussões mais acaloradas sobre o uso do 5G por aqui, está o fato de que a rede de telecomunicações na grande maioria das cidades não trabalharia em capacidade máxima, oferecendo pouquíssima diferença de conexão para os usuários. Atualmente, as frequências mais usadas nas cidades acabam sendo compartilhadas por celulares, sinal de TV, rádio e outros dispositivos de comunicação.
Operadoras como Vivo e Claro já oferecem uma prévia da tecnologia no país, mas ainda não estão atuando de forma integral com o serviço. O esperado é que a regulamentação dos satélites contribua para que a estrutura de rede ganhe mais corpo para dar conta da demanda que a frequência do 5G vai receber nos próximos anos.
TIM investe em sistema de carteiras digitais
Pensando cada vez mais no perfil de público que utiliza os planos pré-pagos e que não necessariamente possui conta bancária, por conta de score ou burocracias financeiras, a TIM avança no mercado das carteiras digitais.
Com uma lista já bastante restrita de possíveis parceiros, a operadora indica que o serviço possa estar disponível já nos próximos meses. Um dos primeiros serviços que devem ser disponibilizados é a opção de recarga digital, usando o saldo de créditos do cliente na plataforma.
Futuramente, e muito a ver com a implementação do PIX , a tendência é oferecer diversos outros serviços financeiros, como pagamentos instantâneos, transferências sem custo e até mesmo pequenos investimentos para pequenos empreendedores.
Já que você chegou até aqui, aproveita e conta pra gente o que está achando das nossas colunas semanais. E se é novo por aqui, aproveite para conferir as melhores ofertas de planos para todas as suas necessidades!
