Conheça 7 Teorias Sobre o Final de Dark


O PARADOXO DO TEMPO
Dark é uma websérie alemã de drama e suspense originalmente criada pela plataforma de streaming Netflix, em 2017. A série explora a busca pela explicação sobre o tempo e como isso impacta significativamente na vida das pessoas, seja no presente, passado ou futuro.
Dividida em três temporadas, a produção deixou diversos fãs intrigados com o enredo e o final da história, ficou difícil de compreender os mistérios por trás de cada episódio. Dark faz uma confusão mental na cabeça dos telespectadores e se torna quase impossível desvendar todos os enigmas assistindo apenas uma vez, pois é preciso captar de forma minuciosa as mensagens ocultas e ligações temporais que a trama apresenta.
Contrate seu plano de qualquer operadora pelo Melhores Ofertas
Para você que assistiu toda a série e ficou com um grande ponto de interrogação em sua mente, não se preocupe, listamos as 7 teorias por trás da história para fazer você pensar e questionar algumas situações e cenas.
ATENÇÃO: as próximas páginas contêm SPOILERS.
Viagem no tempo: Como tema central da série, o Buraco de Minhoca funciona como um “túnel do tempo” que liga os personagens em realidades paralelas, permitindo a transição de pessoas para diferentes épocas. Esse fenômeno parte de dentro de uma caverna da pacata cidade de Winden, onde crianças fazem parte do experimento da “máquina do tempo” e começam a desaparecer, sendo levadas para mundos paralelos.
A teoria do Buraco de Minhoca vem dos físicos Albert Einstein e Nathan Rosen, que acreditam na possibilidade de viagem no tempo a partir de uma ferramenta que ligue a linha temporal em determinados períodos. Na história da websérie essa teoria ganha força com a ficção, onde é possível enxergarmos o presente, passado e futuro como uma persistente ilusão.
https://img.vixdata.io/pd/jpg-large/pt/sites/default/files/d/dark-netflix-serie-1117-1400×800.jpg
Terceiro mundo: Tannhaus criou um artefato que abriu o Buraco de Minhoca após o acidente de carro que ocasionou a morte do seu filho, nora e neta. Com essa invenção foi possível que os personagens identificassem três realidades paralelas, que podem ser categorizadas como: mundo primário, segundo e terceiro mundo.
Para barrar a criação do artefato era preciso voltar ao passado e impedir que o acidente ocorresse, assim nenhuma viagem no tempo seria realizada e a ordem dos acontecimentos das coisas seriam naturais.
https://exitoina.uol.com.br/media/uploads/legacy/2019/06/15/dark-bunker-1155101.png
Paradoxo do tempo: Dark é uma série atemporal, que desafia a física e a ciência. O futuro influencia o passado, as coisas não acontecem de forma linear. Por exemplo, o fator “A” ocasiona o “B” e “B” ocasiona “C”. Quando quebramos essa linearidade, o fator “A” ocasiona o “B” e “B” ocasiona “A”, criando um ciclo e descobrindo coisas que nunca existiram.
Com isso é possível que os personagens se encontrem nesse espaço de tempo, o que pode modificar totalmente a história. O tempo rege os acontecimentos da história e nos mostra que ele tem total poder e controle sobre nós.
https://exitoina.uol.com.br/media/uploads/legacy/2019/06/15/dark-fenda-temporal-1155099.png
Existencialismo: O existencialismo sempre foi fonte de questionamento do ser humano, no enredo os personagens têm o peso da culpa sobre a futilidade da existência. Isso sempre assombrou as nossas cabeças e nos fez pensar sobre as nossas ações e propósitos como corpos cívicos em um universo.
https://miro.medium.com/max/920/1*kFLc6jwyDCl–J7DelaA0g.jpeg
Tragédias: Se tem uma coisa que Dark nos ensinou foi que tudo ocorre conforme o destino quer que aconteça, seja algo positivo ou negativo, desmitificando a nossa visão maniqueísta. As tragédias não acontecem em vão, sempre há uma explicação para aquela situação que vai além do que nosso cérebro possa compreender. Nem tudo aquilo que não é bom se torna necessariamente mal.
Lembranças: Havia personagens que só existiam pelo fato de haver mundos paralelos, com o fim desses universos essas pessoas deixaram de existir. Ao fim da terceira temporada só restavam Katharina, Hannah, Peter, Benni e Regina na cidade de Winden, integrantes de famílias vivas desde a divisão e criação dos outros dois universos.
Após um brinde, as luzes se apagam com a queda de energia e todos falam em tom irônico que esse é o fim do mundo. Hannah é questionada sobre o nome de seu filho, ela logo olha para o casaco amarelo na cadeira tendo um dejavu, nos deixando intrigados sobre suas lembranças e como se aquilo estivesse perdido em seu subconsciente. Afinal, as coisas que ocorreram foram apenas uma lembrança ou uma visão?
O Gato de Schödinger: O famoso experimento do Gato de Schödinger foi abordado na história da série para associar a realidades paralelas onde os personagens vivem.
No estudo do físico austríaco Erwin Schrödinger, o animal é introduzido dentro de uma caixa onde é adicionado um material radioativo sobre um recipiente. A caixa é ligada a um contador geiger que detectar o nível de material radioativo, se o aparelho perceber qualquer sinal radioativo é acionado um martelo que quebra o frasco de veneno, ocasionando a morte do gato.
Em duas possibilidades científicas o bichano poderia estar vivo e morto ao mesmo tempo, até que a caixa fosse aberta, visto que as ondas radioativas podem ser captadas pelo contador, ou não.
https://www.cinepremiere.com.mx/wp-content/uploads/2020/06/Tannhaus-1024×427.jpg
Você pode assistir a série Dark na plataforma de streaming da Netflix encontrada nos pacotes de TV da Claro NET, ou na opção Claro NET Combos aqui no site do Melhores Ofertas. Com o plano de 240 MEGA de internet da Claro NET você leva 4 telas da Netflix Premium, confira:


Caso você já seja um cliente Claro NET e deseja adicionar a Netflix em seu plano de TV, envie uma mensagem para o nosso chat ou ligue para 0800 724 8317.
Ficou interessado? Clique para conhecer os planos que contam com este benefício, aproveite e acesse a grade de canais.