5G no Brasil: A Quantas Anda?
Para quem é apaixonado por tecnologia, a expectativa pelo 5G no Brasil anda enorme. Mas, junto com ela, a dúvida e a frustração: Afinal, a quantas anda a implantação da tecnologia no país?
Nós também estamos esperando por mais notícias sobre o assunto. Até porque, fazemos parte do grupo que está ansioso para ter essa revolução que a nova geração da internet móvel promete.
Então, nós fomos atrás de todas as informações sobre o 5G em terras brasileiras, qual a expectativa e o que esperar para os próximos anos.
Quer saber o que descobrimos?
- O que é o 5G?;
- Qual a diferença para as “outras internet”?;
- 5G DSS;
- Afinal, a quantas anda a implantação do 5G no Brasil?;
- Leilão 5G;
- Teste de 5G no Brasil;
- Perguntas frequentes sobre o 5G no Brasil;
- Benefícios do 5G;
- O que podemos esperar a respeito do 5G no Brasil?.
O que é o 5G?
Para começar, vamos relembrar alguns conceitos que serão essenciais para compreender os motivos de o 5G no Brasil ainda estar tão longe de se tornar uma realidade cotidiana.
Iniciando sobre o que é essa tecnologia, em si. O 5G é a nova geração da internet móvel, que traz uma evolução enorme em relação à atual, que é o 4G que utilizamos atualmente.
Tal qual aconteceu com a substituição da rede GSM pelo 3G e, depois, do 3G para o 4G, a proposta do 5G é, justamente, otimizar a funcionalidade da internet móvel, a ser acessada nos dispositivos que permitem conexão.
Qual a diferença para as “outras internet”?
Em relação à sua antecessora e nossa atual rede de internet móvel, o 4G, o 5G traz uma promessa de evolução da conexão. Isso significa mais velocidade, tanto no download quanto na troca de arquivos online e estabilidade nas conexões.
Mas, a maior e mais icônica proposta do 5G no Brasil, é permitir uma melhor integração entre dispositivos conectados, com uma resposta mais estável e dinâmica, o que é um avanço incrível para a internet das coisas.
E se você está pensando “mas esse tipo de integração já é possível de ser realizada no 4G”, não está errado. Realmente dá. Mas, pelo 5G, a proposta é de ter ainda mais velocidade nas respostas e isso poderá gerar um avanço em áreas ainda mais significativas, como a telemedicina, por exemplo.
Contrate seu plano de qualquer operadora pelo Melhores Ofertas
5G DSS
Outra dúvida que pode surgir para quem está lendo esse novo artigo, é o de já ter ouvido algumas operadoras de telefonia móvel anunciando a tecnologia 5G no Brasil.
Isso é verdade e elas não estão mentindo. Porém, não é o mesmo 5G que falamos até agora. Esse é o chamado 5G DSS, que seria uma espécie de rede de transição entre o 4G e 5G.
Basicamente, ele é um 4G melhorado e mais rápido, mas não chega a oferecer a mesma qualidade que a rede 5G promete. A importância dela será ainda maior no momento em que houver uma cobertura 5G mais ampla no Brasil, pois poderá suprir uma necessidade para os locais onde a rede mais robusta ainda não alcança.
E, vale reforçar: não é em todo lugar que o 5G DSS chega. Então, é uma propaganda apenas para encher os nossos olhos.
Afinal, a quantas anda a implantação do 5G no Brasil?
Agora que já relembramos e reforçamos alguns conceitos a respeito do 5G, podemos partir para o principal intuito desse conteúdo, que é identificar em qual etapa do processo de implantação da rede nós estamos.
Nesse exato momento, estamos na parte do leilão do 5G, do qual falaremos logo mais, que é a primeira fase da inserção. As regras de participação das empresas que pretendem disponibilizar o serviço já foram divulgadas e validadas pela Anatel e agora estão sendo realizadas as alterações propostas pelo TCU.
Quando elas estiverem prontas, o edital volta para a aprovação da direção da agência e, caso aprovado, ele será publicado. Apenas após isso o leilão será marcado.
Ou seja, ainda demora um pouco. A expectativa dos especialistas é que a implantação efetiva do 5G ainda demore de 2 a 4 anos, depois que o leilão for realizado e soubermos quem será a prestadora concessionária do serviço.
Há um calendário de prazos previstos para o esquema, mas que pode ser alterado conforme a necessidade. Nele, o leilão aconteceria em outubro e o funcionamento oficial das redes 5G começariam em julho de 2022. Nessa janela de alguns meses, as operadoras vencedoras do leilão devem correr para inserira a infraestrutura necessária para implementação do serviço.
E o que é o tal “leilão do 5G”?
Serviços realizados para órgãos e entidades públicas, normalmente passam por um processo de licitação. E, uma das maneiras de determinar qual empresa será a nomeada para a prestação de ofícios, é realizando um leilão, onde a vencedora conquista o direito de concessão.
O processo é o mesmo para a implementação do 5G no Brasil. Corporações de telecomunicação do mundo todo participarão do leilão da rede, para fornecer a transmissão de internet via quatro faixas de frequência: 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz.
Quem vencer o leilão tem o direito de exploração dessas faixas, mas, também, tem a obrigação de prover a infraestrutura necessária para que elas alcancem os usuários. No caso, investir em antenas para que a internet chegue até os locais mais isolados.
Teste de 5G no Brasil: quais foram os resultados?
Mesmo que o leilão ainda não tenha sido realizado, algumas prestadoras de internet móvel obtiveram o benefício de poder realizar testes do 5G no Brasil. Elas disponibilizaram o serviço em grandes cidades brasileiras, para poder ter uma avaliação de como será a introdução da tecnologia em nosso cotidiano.
Esse teste serve, inclusive, para gerar dados para a Anatel sobre a utilização do 5G por aqui, principalmente em comparação com a internet Wi-Fi.
Os resultados obtidos geraram dados bastante positivos para incentivar a corrida pela implantação:
5G
- Tráfego de dados: 776 Mbps;
- Latência: 23.48 ms.
Wi-Fi
- Tráfego de dados: 58.40 Mbps;
- Latência: 114.42 ms.
As respostas do teste demonstram que o 5G é, realmente, perfeitamente aplicável em território nacional, alcançando os índices de satisfação propostos como parâmetros de sua utilização por todo o mundo.
Perguntas frequentes sobre o 5G no Brasil

Nós já entendemos que o 5G no Brasil é quase uma realidade, que os bons resultados nos testes demonstram a possibilidade certeira de implementação e que o calendário para inserção do serviço tende a se estabilizar.
Mas, ele ainda gera muita dúvida, principalmente para as pessoas que não possuem profundo conhecimento sobre tecnologia de dados.
Então, nós separamos as questões mais frequentes sobre a mudança da internet 4G para 5G em nosso país e trouxemos para vocês, juntamente com as explicações que vão te ajudar a entender melhor como isso irá acontecer.
Vou precisar de um celular novo?
Prepare-se para realizar um investimento para poder usufruir da tecnologia 5G. Isso porque os celulares atuais, que suportam 4G, não terão configurações suficientes para esse upgrade de conexão.
Mas, não precisa ficar desesperado por antecedência. Os modelos não serão tão mais caros do que atualmente e as maiores empresas já estão produzindo peças com valores acessíveis. Além disso, conforme a rede se tornar mais popular, mais empresas começarão a produzir aparelhos compatíveis.
Inclusive, vale a pena dar uma espiada no primeiro smartphone 5G do mundo, que é da Samsung. E se você não é da tribo dessa marca, pode ficar tranquilo que a Apple, Xiaomi e a Motorola já têm as suas opções também.
O 4G vai acabar?
Não se preocupe com isso, porque a rede 4G não vai acabar por um longuíssimo tempo. Aliás, o 3G não acabou quando o 4G chegou, não é mesmo? Então, essa premissa continua valendo.
Não há nenhuma indicação que a substituição da rede fará a suspensão da antiga.
O 5G vai custar mais caro?
Inicialmente, sim. Até porque o serviço será restrito e nem todo mundo terá a capacidade de utilizá-lo, seja pela falta de infraestrutura territorial ou pela incompatibilidade com os aparelhos de celular.
Mas, a expectativa é de que o serviço sofra uma democratização no valor conforme ele for se tornando mais popular. Assim, poderá haver uma redução gradual dos preços cobrados pelas prestadoras.
Até agora não foi divulgada nenhuma prévia de qual será o valor do 5G no Brasil.
Contrate seu plano de qualquer operadora pelo Melhores Ofertas
Quais serão os benefícios que o 5G vai trazer?
Como dito ao longo do conteúdo, o 5G representa um avanço na tecnologia de internet móvel, tornando-a cada vez mais estável e com qualidade o suficiente para conectar dispositivos com uma resposta muito rápida. Por isso, podemos citar que os seus principais benefícios serão:
- Maior velocidade de download;
- Melhor integração entre dispositivos;
- Conexão mais estável;
- Avanços na tecnologia, como os carros autônomos, as cirurgias remotas, a indústria 4.0 e, até mesmo, na experiência de games, videochamadas e lives.
O que podemos esperar a respeito do 5G no Brasil?
O 5G no Brasil vai acontecer. Aliás, já está acontecendo. A passos lentos, esbarrando em toda a burocracia que, infelizmente, é comum em terras nacionais, mas ele está por aí.
A expectativa é que, após a realização do leilão em outubro de 2021, as concessionárias vencedoras já comecem a instalação da infraestrutura que irá permitir o funcionamento real do 5G. Espera-se que até julho de 2029, a tecnologia tenha chegado até mesmo nas cidades com 30 mil habitantes.
Só mais um pouquinho de paciência e logo já estaremos com uma conexão super rápida no celular!
Para contratar este ou qualquer outro plano ligue gratuitamente para o número 0800 520 3300, ou clique aqui que a gente liga para você.

Minha maior habilidade é a escrita e tenho experiência em produções voltadas para a multimídia. Já fiz trabalhos, como jornal, ebook, revista e documentário.