Como adicionar pessoas no Apple Music?
Apesar do lançamento um pouco tarde, a Apple Music está atualmente no topo de sua batalha com o Spotify, conquistando mais assinantes que a concorrência. E, se você tiver pelo menos um familiar que usa o serviço, há uma boa chance de que você e sua família possam economizar alguns dólares optando por uma conta conjunta em vez de contas separadas. O Apple Music está longe de ser o único serviço a oferecer assinaturas familiares, mas seus planos funcionam de maneira um pouco diferente e isso pode ser um pouco confuso.
Embora o Spotify, e muitos outros serviços sejam independentes, a adição de membros é um processo bastante simples, o Apple Music está vinculado ao “ecossistema” da Apple. Isso é ótimo se toda a sua família já estiver participando da Apple, mas se você estiver tentando adicionar dependentes que usam dispositivos diferentes a uma assinatura do Apple Music, pode ser um pouco complicado.
Contrate seu plano de qualquer operadora pelo Melhores Ofertas
Como ser um usuário da Apple
Para adicionar alguém ao Apple Music, primeiro será necessário ter um ID da Apple supondo que você use pelo menos um dispositivo iOS, MacOS ou algum outro serviço da marca. Segundo, você precisará de um dispositivo com iOS 8, pelo menos, ou de um Mac com OS X Yosemite ou posterior.
Você também precisará de uma assinatura do Apple Music Family. Se você estiver configurando o Apple Music do zero, escolha uma assinatura da família em vez de uma assinatura individual. Se você possui uma assinatura individual do Apple Music, que deseja alterar para uma assinatura familiar, é um processo bastante rápido e as instruções detalhadas estão disponíveis na seção de suporte do site da Apple.

Compartilhamento familiar da Apple
Em vez de funcionar de maneira independente, a família da Apple Music planeja pegar carona na infraestrutura do compartilhamento familiar da Apple. Então, se você já possui o “Compartilhamento Familiar” configurado, mas deseja adicionar novos membros da família, pule para a próxima seção. Se você estiver configurando sua assinatura pela primeira vez, ou nunca tiver usado o Compartilhamento Familiar, continue lendo.
Se você está lendo este artigo no seu iPhone ou iPad, está com sorte: você pode configurar o Compartilhamento Familiar agora mesmo em algumas etapas simples.
- Encontre as configurações de “Compartilhamento Familiar”;
- Acesse “Configurações” e toque em seu nome, na parte superior – em dispositivos iOS mais antigos, role para baixo e abra as configurações do iCloud;
- Toque em “Configurar compartilhamento de família” e, sem seguida, em “Introdução”;
- A partir daqui, siga as instruções até a instalação ser concluída.
Adicionando familiares
Se você estiver usando o iOS 11 ou posterior, será convidado a escolher o primeiro recurso que deseja ativar para compartilhar. A partir dessa etapa, basta seguir as instruções para convidar membros da família por Mensagens.
Se você estiver usando um Mac, para configurar o Compartilhamento Familiar é até mais fácil que usar um dispositivo iOS, mas o passo a passo é um pouco diferente.
- Abra as configurações do iCloud;
- Clique na logo da Apple, que fica na parte superior esquerda da tela;
- Selecione “Preferências do Sistema”;
- Quando a janela de preferências estiver aberta, clique no iCloud;
- Basta clicar em “Configurar família” e seguir as instruções na tela, para concluir o processo.
Se você já configurou o Compartilhamento Familiar, ou apenas seguiu as etapas acima, o próximo passo é adicionar membros da família para que eles também possam usar o Apple Music, do seu dispositivo Mac ou iOS. Você só precisa inserir o nome ou endereço de e-mail e, em seguida, seguir as instruções na tela.
Como gerenciar as preferências
- Para abrir as configurações do iCloud, você precisa clicar no ícone Apple, no canto superior esquerdo da tela, abrir as “Preferências do Sistema” e clicar em “iCloud”;
- Para abrir as configurações da família, basta clicar em “Gerenciar família”;
- Se o que deseja é adicionar um novo membro da família, então é necessário clicar no ícone + e seguir as instruções na tela;
- Para fazer as configurações do Apple Music, basta abrir o Apple Music e tocar no ícone do menu, localizado no canto superior esquerdo;
- Agora, para navegar nas configurações da conta, você deve tocar em sua foto ou nome, localizados na parte superior da tela;
- Como abrir as configurações de associação? Simples! Apenas toque em “Gerenciar associação” e digite sua senha do iCloud – somente se for solicitado;
- Para abrir as configurações da família, basta tocar em “Família” ou “Configuração da família”;
- Se quiser adicionar membros da família, toque em “Configuração da família” e siga as instruções na tela. Se você tocou em “Família”, vá para “Adicionar membro da família”, localizado na parte inferior da tela, e siga as instruções.
Agora os membros da sua família já podem utilizar o Apple Music. Tudo o que eles precisam é entrar no Apple Music, com as mesmas credenciais que eles usam para o Compartilhamento Familiar, e estarão prontos para começar a ouvir.

Divergência de login
Um dos problemas mais comuns é quando um membro da família utiliza várias contas e está fazendo login no Apple Music, ou no iCloud, com o acesso errado. Se alguém tiver problemas para acessar o Apple Music, esta é a primeira coisa que deve ser verificada.
Às vezes, sair e entrar novamente pode corrigir problemas que impedem que você ou um membro da família acesse uma assinatura da Família. Primeiro, tente fazer login e sair da conta afetada do Apple Music. Se isso não resolver o problema, tente sair e voltar a todos os serviços da Apple. Por fim, se isso não funcionar, tente remover todos os membros do Compartilhamento Familiar e adicioná-los novamente.

Trabalho como freelancer dando aulas de inglês para crianças e adultos e atuo como produtora de conteúdo para a ONG Aconchego das Patas, localizada em Campinas.