Cadastre-se agora e não perca nenhuma oferta

Cadastre-se agora

Qual é a melhor internet do Brasil?

No passado, o cenário da internet de banda larga era bastante restrito no Brasil. Sem tantas alternativas para escolher e comparar, o cliente se via muitas vezes preso a uma ou duas empresas, que costumavam cobrar valores extremamente altos por serviços de qualidade muito duvidosa. No estado de Minas Gerais, por exemplo, até o ano de 2010, calcula-se que o crescimento no número de empresas do setor de internet era de 10% ao ano, aproximadamente.

Desde então, essa taxa cresceu rapidamente e o número de novas empresas relacionadas à disponibilidade de internet em Minas chegou a quase 60% ao ano. Dessa maneira, embora o mercado ainda seja custoso para entrar e se manter nos primeiros semestres, diversas companhias novas estão conseguindo se estabilizar no ramo e se manter competitivas em alto nível.

Como o número de empresas cresce bastante, com tantas alternativas no mercado o setor de internet também melhorou muito o seu serviço e passou a adotar, entre outras tecnologias, a fibra ótica. Com o novo filamento que envolve os cabos de rede, é possível levar internet de maneira mais veloz para lugares mais distantes, perdendo menos conexão ao longo do caminho. Algo que, como já citado, só foi possível a partir do alto nível de concorrência entre as empresas do ramo.

Ilustração 3D de cabo de fibra ótica.
O setor de internet melhorou muito ao adotar, entre outras tecnologias, a fibra ótica

Contrate seu plano de qualquer operadora pelo Melhores Ofertas

Dados para escolher a melhor internet do Brasil

Com tantas opções sobre a mesa, no momento de contratar um serviço de internet para a sua casa, certamente surgirá o questionamento: o que devo fazer agora? Qual plano contratar? Essa é uma pergunta recorrente nesse momento, sobretudo em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo. A grande verdade é que cada empresa possui aspectos positivos e outros negativos, podendo ser mais ou menos úteis a depender da situação e do perfil de quem contratar o serviço.

Ainda assim, é muito importante estar atento às opiniões da mídia especializada, que acompanha de perto as mudanças do setor e possui dados para realizar as comparações entre as empresas de forma mais eficiente. É essencial adotar critérios comuns a todas as empresas no momento da comparação, algo que apenas os especialistas são capazes de fazer com tamanha precisão.

Dessa forma, veja abaixo as melhores opções de internet na cidade do Rio de Janeiro, conhecendo melhor cada empresa com seus pontos fortes e fracos, o que tornará mais fácil a sua decisão quando for necessário escolher entre uma delas para a sua casa.

Os dados apresentados foram produzidos pela ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações), a partir de pesquisas e estudos próprios da agência. A ANATEL realiza pesquisas de satisfação com bastante frequência, enumerando os pontos positivos e negativos das principais empresas do setor de internet banda larga do país.

Isso ajuda o consumidor final a entender melhor os benefícios de cada empresa, facilitando a comparação em relação as outras companhias prestadoras de serviços e transformando a vida do cliente em algo mais simples.

Serviço de internet banda larga ainda é ruim

A ANATEL, a partir das pesquisas frequentes e dos dados levantados, consegue traçar os perfis dos diferentes meios de comunicação presentes no Brasil, entendendo bem como cada meio abastece a população, ou quais aspectos são negativos. Assim, dentre os serviços de outros meios de conexão, o serviço de internet banda larga alcançou a posição de pior do Brasil.

A internet por cabo, dessa forma, ficou atrás da telefonia móvel pré-paga e pós-paga, além de também não ser capaz de superar a telefonia fixa e a TV por assinatura. Isso mostra bem como o cenário de internet via cabo ainda é precário no Brasil, embora esteja em constante evolução e seja atualmente muito melhor do que era há mais de cinco.

Contudo, os dados da ANATEL demonstram que o serviço ainda não atingiu o nível considerado como satisfatório pela população brasileira, até mesmo por ser uma tecnologia muito mais novas que as outras, e ainda não possuir o nível de infraestrutura que as outras têm.

America do Sul vista de um satélite com ilustração de redes conectadas.
O serviço de internet banda larga alcançou a posição de pior do Brasil

Contrate seu plano de qualquer operadora pelo Melhores Ofertas

Qual é a melhor internet em cada estado do Brasil?

O estudo da ANATEL permite, também, além de conhecer as melhores operadoras de todo o Brasil, saber quais são as operadoras com os melhores desempenhos em cada estado. Assim, o dado se torna mais relevante para as pessoas, pois será possível analisar algo mais próximo da sua realidade.

Considere, por exemplo, que uma empresa de internet banda larga esteja realizando ótimos trabalhos na região sudeste, dominando, sobretudo, os mercados de Rio de Janeiro e São Paulo. Porém, essa empresa não atua na região Norte do Brasil e sequer pretende expandir para lá.

Agora, imagine que essa empresa esteja entre as três melhores do Brasil pela pesquisa ANATEL. Qual a relevância desse dado para o consumidor da região Norte? Exatamente, nenhuma. Por isso é tão importante destacar os melhores desempenhos das empresas de cada estado e, se fosse possível, até mesmo de cada município.

Veja abaixo a lista com as empresas de internet banda larga que realizam os melhores trabalhos em cada estado do país, segundo a ANATEL, com as notas de cada empresa no respectivo estado entre parênteses.

  • Acre – NET (6,96);
  • Alagoas – Vivo (7) e NET (6,83);
  • Amazonas – NET (6,63) e Oi (6,33);
  • Amapá – Oi (5,99);
  • Bahia – NET (6,6);
  • Ceará – Brisanet (7,24);
  • Distrito Federal – Vivo (6,45) e NET (6,32);
  • Espírito Santo – NET (6,58), Oi (6,28) e Vivo (6,23);
  • Goiás – Vivo (6,23) e NET (6,16);
  • Mato Grosso do Sul – NET (6,82);
  • Mato Grosso – NET (6,88);
  • Maranhão – NET (7,45);
  • Minas Gerais – NET (6,38), Algar (6,35) e Vivo (6,33);
  • Pará – NET (6,98);
  • Paraíba – NET (6,75) e Vivo (6,66);
  • Paraná – Sercomtel (6,87), Vivo (6,52) e NET (6,48);
  • Pernambuco – NET (6,63) e Vivo (6,55);
  • Piauí – NET (7,2);
  • Rio de Janeiro – TIM (7,71);
  • Rio Grande do Norte – Cabo Telecom (7,64);
  • Rio Grande do Sul – NET (7,04);
  • Rondônia – NET (6,88);
  • Roraima – Oi (5,68);
  • Santa Catarina – Vivo (6,71) e NET (6,61);
  • São Paulo – TIM (7,41);
  • Sergipe – NET (6,92) e Vivo (6,73);
  • Tocantins – NET (7,05).

Qual é a melhor internet do Brasil?

Já para definir qual é a melhor internet banda larga do Brasil, a ANATEL levou em consideração a média das operadoras em cada estado e, dessa forma, fez uma média nacional para cada uma. É claro que, como nem todas as empresas estão em todos os estados, isso foi respeitado.

Veja abaixo a lista das melhores empresas de internet banda larga do Brasil, segundo dados da ANATEL.

Fique por dentro

Receba as Melhores Ofertas no seu e-mail.

icone newsletter
Victoria
Publicado por Victoria em: 31 dez 2019
Diplomada em jornalismo, hoje somo 5 anos de experiência com criação de conteúdo para web e sou supervisora de conteúdo aqui no Melhores Ofertas.

Meu nome é Victória Kiomy mas depois do expediente você pode me chamar de "A Louca dos Gatos".

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Politica de privacidade e Termos de Uso e, ao continuar navegando você concorda com estas condições.