Qual é o País Que Mais Usa a Internet?
Nas últimas duas décadas, o número de usuários globais da Internet disparou. Se isso fosse uma medida do desempenho econômico, seria possível que todos os países dissessem ter feito desenvolvimentos significativos ao mesmo tempo. De fato, alguns países, como Nigéria e Bangladesh, tiveram um aumento de 40.000% de usuários de Internet.
Embora o uso da Internet tenha sido acompanhado, em muitos casos, com desenvolvimentos nas TIC e em outros setores econômicos, ainda existem populações significativas abaixo da linha da pobreza nos países onde o uso da Internet se generalizou. Aqui está uma lista dos países com mais usuários da Internet, conforme dados do Banco Mundial.
Contrate seu plano de qualquer operadora pelo Melhores Ofertas

China
A China tem uma população de mais de um bilhão de pessoas e uma vasta rede de internet que foi expandida nos últimos anos. Ela também tem o maior número de usuários de internet do mundo, com mais de 748 milhões de usuários. Os internautas chineses quase dobraram de número na última década. O maior aumento ocorreu entre os usuários de internet móvel, que acessam a internet em smartphones, o que é muito popular na China.
Índia
A Índia possui o segundo maior número de usuários da Internet, com 455 milhões de usuários conectados. Na Índia, a maioria dos usuários da Internet é encontrada em áreas urbanas, pois há menos acesso nas áreas rurais do país. Como a China, o principal elo entre a população e a Internet são os smartphones móveis.
Estados Unidos
Existem aproximadamente 245 milhões de usuários de internet nos Estados Unidos, representando quase 80% da população inteira. Os Estados Unidos foram o berço da internet e têm hoje uma das maiores porcentagens de usuários conectados no mundo. A maioria dos acessos à Internet nos Estados Unidos é feita através de internet banda larga à Internet. Com o avanço da tecnologia, a proporção de americanos que usam a web está crescendo. A taxa está aumentando ao longo do tempo à medida que diferentes meios de conexão estão sendo introduzidos.
Brasil
Os usuários de Internet no Brasil são 140 milhões, tornando o país o quarto mais conectado do mundo. O Brasil não ocupa apenas uma posição alta no número de usuários da internet – os brasileiros também estão entre as nacionalidades que passam mais tempo navegando na internet. Uma das razões por trás da popularidade da internet no Brasil é a popularidade de sites de mídia social como o Facebook.
Japão
O Japão ocupa o quinto lugar em termos de uso da internet, com aproximadamente 115,4 milhões de usuários. O Japão foi um dos primeiros a adotar a internet. A Internet de alta velocidade está disponível no país desde o início dos anos 2000 e, nos anos 90, o Japão era o berço do primeiro serviço de Internet móvel do mundo, chamado iMode.
As Redes Sociais
Um estudo descobriu que mais pessoas estão gastando mais tempo online. E, como era de se esperar, a maior parte do vício em Internet vem de países com populações mais jovens e com maior acesso à tecnologia.
Em países como o Brasil e a Nigéria, com populações mais jovens e sólida penetração de smartphones, dois terços dos entrevistados dizem que estão continuamente conectados, e os entrevistados que estão continuamente conectados tendem a ser mais jovens e solteiros.
Globalmente, explorar novos assuntos foi o motivo mais comum pelo qual as pessoas entraram na Internet, seguidas por maior conveniência nas compras e na escolha de entretenimento. Os entrevistados em países com liberdade de expressão restrita, como China e Índia, disseram que o uso da Internet era para expressar opiniões e serem ouvidos, enquanto aqueles no Japão, Alemanha e EUA não consideravam isso uma prioridade.
No Brasil, Nigéria, Índia e Rússia, mais da metade dos entrevistados afirma que as redes sociais consomem a maior quantidade de suas vidas online, à frente de serviços de entretenimento, compras e transações, como serviços bancários. Nos Estados Unidos, Alemanha e Japão, os percentuais são de 40% ou menos, em favor de objetivos mais transacionais, como compras.
Todos os anos, o número de pessoas que usam a Internet para compartilhar dados aumenta. Essa é uma tendência que só deve crescer. Enquanto esses aumentos trazem consigo maiores oportunidades para as pessoas que vivem em áreas rurais ou empobrecidas, os especialistas também se preocupam com o aumento do acesso, aumentando as preocupações com privacidade e crimes cibernéticos.
A internet tem sido uma das nossas tecnologias mais transformadoras e de rápido crescimento. Globalmente, o número de usuários da Internet aumentou de apenas 413 milhões em 2000 para mais de 3,4 bilhões em 2016. A barreira de um bilhão foi ultrapassada em 2005. Todos os dias nos últimos cinco anos, uma média de 640.000 pessoas ficam on-line pela primeira vez.

Contrate seu plano de qualquer operadora pelo Melhores Ofertas
Tempo de Horas/Dia On Line
Muitos países – incluindo Índia, Bangladesh, Costa do Marfim, Gana e Malawi – dobraram o número de usuários apenas nos últimos três anos. Cerca de metade do mundo ainda não está conectado a Internet, mas com 27.000 novos usuários se conectando a cada hora, muitos a experimentarão pela primeira vez em breve.
O sudeste da Ásia é uma das regiões que mais consomem internet no planeta, com as Filipinas no topo da lista global com uma média de 10 horas e 2 minutos de tela todos os dias. A Tailândia e a Indonésia se juntaram ao país entre os cinco primeiros, de acordo com as conclusões de um novo relatório sobre hábitos on-line.
Em terceiro lugar, descobriu-se que as pessoas na Tailândia gastam uma média de 9 horas e 11 minutos on-line todos os dias, enquanto as da Indonésia também dedicaram mais de um terço do dia ao tempo de exibição, registrando-se em 8 horas e 36 minutos em média.
Os países em desenvolvimento no sudeste da Ásia e na América Latina dominaram o índice de uso da internet, com o Brasil e a Colômbia em segundo e quarto lugares respectivamente. A Ásia também apareceu no outro extremo do espectro, com as pessoas no Japão gastando menos tempo online – em média 3 horas e 45 minutos.
Demais, não é? Agora que você já sabe os países que mais utilizam a internet, que tal contratar para a sua residência ou empresa? No Melhores Ofertas você fica por dentro de novidades e promoções. Não perca.

Trabalho como freelancer dando aulas de inglês para crianças e adultos e atuo como produtora de conteúdo para a ONG Aconchego das Patas, localizada em Campinas.